ANTROPOFAGIA e a EXPRESSÃO do TODO.
https://profciriosimon.blogspot.com/2018/06/233-estudos-de-arte.html
A REVISTA da ANTROPOFAGIA cumpre, em 2018, os 90 anos de sua “PRIMEIRA DENTIÇÃO”.
O GRUPO - do qual esta REVISTA buscava visibilidade - era formado pela intelectualidade a mais identificada com a EXPRESSÃO COERENTE com o TODO BRASILEIRIRO. Simultaneamente era movido pelas forças mais atuantes de um mundo cada vez mais conectado. Neste CONJUNTO MUNDIAL buscavam aquilo que poderia ser marca da identidade brasileira.
Na verdade a ANTROPOFAGIA era praticada, onde se situa o atual território do Brasil, por apenas algumas tribos Estas só sacrificavam guerreiros inteiramente mergulhados neste ritual primitivo.
O próprio cristianismo sancionava este ritual com a frase “se não comerdes a minha carne e beberem o meu sangue...”. De outro lado a Europa toda conhecia as venturas e desventuras de Hans STADEN – ocorridas nos primórdios da descoberta europeia do atual território do Brasil -
A REVISTA da ANTROPAFAFIA era editada pelo SUL-_RIO-GRANDENS RAUL BOPP e integrada pelas expressões aglutinadas ao redor das repercussões da SEMANA de ARTE MODERNA de 1922 e daqueles que buscavam a continuidade deste projeto.
Projeto brasileiros coerente com outros provenientes de latitudes diferentes mas que também estavam construindo a sua identidade nacional. Nos Estados Unidos foi expresso por Mary FOLLET que escreveu, conforme CARVALHO, (1979, p.60) que:
“só teremos democracia verdadeira quando os jovens não mais forem doutrinados, mas formados no caráter da democracia. Portanto o meu dever como cidadão não se esgotou naquilo que trago para o Estado. Meu teste como cidadão é quão plenamente o todo é expresso em mim ou através de mim”.
Evidente que as forças entrópicas do COLONIALISMO e da ESCRAVIDÂO latente permitiram que apenas um grupo minúsculo recebessem esta mensagem e entre as que a receberam um número mínimo entendesse este pensamento. Porém o que permanece é o pensamento
CARVALHO, Maria Lúcia R.D. Escola e Democracia. Subsídios para Um Modelo de Administração segundo as Idéias de M.P. Follet. São Paulo: E.P.U. Campinas, 1979. 102p.
REVISTA ANTROPOFÁFICA
https://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_antropofágico
TARSILA do AMARAL nos EE UU
+
https://www.moma.org/calendar/exhibitions/3871
IMAGEM 1
TARSILA do AMARAL desenho do ABAPORU - Revista de Antropofagia
https://digital.bbm.usp.br/bitstream/bbm/7064/1/45000033273.pdf
IMAGEM 2
Fotograma do filme Macunaíma - 1969- de Joaquim Pedro de Andrade ressalta o BANQUETE na casa de Venceslau Pietro PIETRA
FFACE BOOK
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode