ANTOLHOS CONCEITUAIS nas ARTES

31/08/2019 08:23

ANTOLHOS CONCEITUAIS nas ARTES

 

A ARTE é LONGA, a VIDA é BREVE. Nesta BREVIDADE da VIDA é necessário que o ARTISTA tenha UM PROJETO que sempre significam LIMITES no VASTO CAMPO das ARTES.

Np entanto numa SOCIEDADE ABERTA estes limites não podem significar o sacrifício da LIBERDADE e da AUTONOMIA na qual o ARTISTA QUEIRA fazer o PERCURSO de SUA EXISTÊNCIA.

Nada mais insensato do que a ESCAVIDÂO VOLUNTÁRA da VONTADE dos SENTIMENTOS e da INTELIGÊNCIA do ARTISTA vivendo numa SOCIEDADE ABERTA. Esta ESCAVIDÂO VOLUNTÁRA significam   ANTOLHOS CONCEITUAIS nas ARTES  As próprias LEIS necessita a previsão para deixar espaço para a INTELIGÊNCIA, para os SENTIMENTOS e a VONTADE do ARTISTA.   

Platão já se preocupava com o ESPAÇO para ARTE diante da LEI, quando escreveu, nos seis  Diálogos, (1991, p.417), que

veríamos desaparecer completamente todas as artes, sem esperança alguma de retorno, sufocada por esta lei que proíbe toda pesquisa. E a vida que já é bastante penosa, tornar-se-ia então totalmente insuportável

 

Em contrapartida esta LIBERDADE impõe ao ARTISTA um PREÇO e uma VIGILÂNCIA PERPÉTUA  a quem a quer exercer de fato e direito.  Um deles é a FORMAÇÂO CONCEITUAL da INTELIGÊNCIA, o DOMINIO dos SENTIMENTOS e uma VONTADE subsidiada por uma primorosa TÉCNICA.

A CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL criou a UNIVERSIDADE para a aprendizagem e a manutenção dos HÀBITOS da INTEGRIDADE INTELECTUAL, MORAL e também da ESTÈTICA. Esta UNIVERSIDADE, caso não seja corrompida e burocratizada,  permite que o ARTISTA NÂO PRECISAR REINVENTAR a RODA para o seu AUTOCONHECIMENTO.

O fato de o ARTISTA ir para a UNIVERSIDADE é uma meia verdade na medida em que este pretendente a ARTISTA se EMPOLEIRA num lugar protegido e INATUNGÌVEL de uma TORRE de MARFIM se BUROCRATIZA e, assim.  PERDE TODO CONTATO com o seu TEMPO LUGAR e SOCIREDADE. Especialmente na UNIVERSIDADE BRASILEIRA fragilizada, sem tradição e cega para o potencial da ARTE AUTÊNTICA e VIVA. Assim a própria UNIVERSODA BARSELEIRA não representa tara a  ARTES nada mais do que  ANTOLHOS CONCEITUAIS.  Para a ARTE não sobra mais do que se solene desprezo e um desconhecimento na medida em um GOVERNO percebe a CULTURA como INIMIGA e age contra ela por todos os meios.

ANTOLHOS CONCEITUAIS nas ARTES

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0112200737.htm

I

DEIAS FORA do TEMPO

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0112200737.htm

 

PLATÃO ( 427-347) DIÁLOGOS – (5ª ed.) São Paulo : Nova Cultural, 1991 – (Os pensadores)

https://pt.scribd.com/doc/12868010/Colecao-Os-Pensadores-Platao

 

Imagem - Norman ROCKWELT (1894-1978) autorretrato

FACE BOOK

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=716127462169742&set=a.705103509938804&type=3&theater

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode