ANTOLHOS CONCEITUAIS nas ARTES
A ARTE é LONGA, a VIDA é BREVE. Nesta BREVIDADE da VIDA é necessário que o ARTISTA tenha UM PROJETO que sempre significam LIMITES no VASTO CAMPO das ARTES.
Np entanto numa SOCIEDADE ABERTA estes limites não podem significar o sacrifício da LIBERDADE e da AUTONOMIA na qual o ARTISTA QUEIRA fazer o PERCURSO de SUA EXISTÊNCIA.
Nada mais insensato do que a ESCAVIDÂO VOLUNTÁRA da VONTADE dos SENTIMENTOS e da INTELIGÊNCIA do ARTISTA vivendo numa SOCIEDADE ABERTA. Esta ESCAVIDÂO VOLUNTÁRA significam ANTOLHOS CONCEITUAIS nas ARTES As próprias LEIS necessita a previsão para deixar espaço para a INTELIGÊNCIA, para os SENTIMENTOS e a VONTADE do ARTISTA.
Platão já se preocupava com o ESPAÇO para ARTE diante da LEI, quando escreveu, nos seis Diálogos, (1991, p.417), que
“veríamos desaparecer completamente todas as artes, sem esperança alguma de retorno, sufocada por esta lei que proíbe toda pesquisa. E a vida que já é bastante penosa, tornar-se-ia então totalmente insuportável”
Em contrapartida esta LIBERDADE impõe ao ARTISTA um PREÇO e uma VIGILÂNCIA PERPÉTUA a quem a quer exercer de fato e direito. Um deles é a FORMAÇÂO CONCEITUAL da INTELIGÊNCIA, o DOMINIO dos SENTIMENTOS e uma VONTADE subsidiada por uma primorosa TÉCNICA.
A CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL criou a UNIVERSIDADE para a aprendizagem e a manutenção dos HÀBITOS da INTEGRIDADE INTELECTUAL, MORAL e também da ESTÈTICA. Esta UNIVERSIDADE, caso não seja corrompida e burocratizada, permite que o ARTISTA NÂO PRECISAR REINVENTAR a RODA para o seu AUTOCONHECIMENTO.
O fato de o ARTISTA ir para a UNIVERSIDADE é uma meia verdade na medida em que este pretendente a ARTISTA se EMPOLEIRA num lugar protegido e INATUNGÌVEL de uma TORRE de MARFIM se BUROCRATIZA e, assim. PERDE TODO CONTATO com o seu TEMPO LUGAR e SOCIREDADE. Especialmente na UNIVERSIDADE BRASILEIRA fragilizada, sem tradição e cega para o potencial da ARTE AUTÊNTICA e VIVA. Assim a própria UNIVERSODA BARSELEIRA não representa tara a ARTES nada mais do que ANTOLHOS CONCEITUAIS. Para a ARTE não sobra mais do que se solene desprezo e um desconhecimento na medida em um GOVERNO percebe a CULTURA como INIMIGA e age contra ela por todos os meios.
ANTOLHOS CONCEITUAIS nas ARTES
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0112200737.htm
I
DEIAS FORA do TEMPO
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0112200737.htm
PLATÃO ( 427-347) DIÁLOGOS – (5ª ed.) São Paulo : Nova Cultural, 1991 – (Os pensadores)
https://pt.scribd.com/doc/12868010/Colecao-Os-Pensadores-Platao
Imagem - Norman ROCKWELT (1894-1978) autorretrato
FACE BOOK
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=716127462169742&set=a.705103509938804&type=3&theater
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode