HOJE: 18 de novembro de 2014
BICENTENÁRIO da MORTE de ALEJADINHO.
No dia 18 de novembro de 1814 desaparecia o escultor, arquiteto e toreuta apelidado como ALEIJADINHO. Contudo o gigantesco esforço pessoal nas artes de ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA começou a ter forma de letra 30 anos após a sua morte. Até novembro de 2014 esta obra e esforços pessoais são vistos e divulgados mais pelo lado da indústria simbólica do que um valor humano intrínseco no que a “ARTE ESTÁ em QUEM a PRODUZ e NÃO no QUE PRODUZ”.
O apelido ALEIJADINHO foi mais mortalha do que documento. A consciência nacional brasileira tomou pouco a sério os esforços do deputado mineiro Rodrigo José Ferreira Bretas que elaborou, a pedido de Manuela Araújo Porto-alegre, breve noticia após trinta anos de sua morte deste mestre mineiro. O tema foi retomado pelos Modernistas de 1922 seguidos pelos estrangeiros Blaise Cendras ou de um Germani Bazin e uma série de prosélitos que foram pouco além de Bretas. Prosélitos em relação aos quais é possível afirmar que ajudaram a embalsamar a pessoa do artista e as suas obras em produtos da indústria cultural e com obsolescência garantida. Obsolescência que vela e apaga definitivamente a essência de um autêntico projeto civilizatório compensador brasileiro. O sistema político, econômico e social brasileiro é incapaz de incluir a pessoa do artista e as suas obras de ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA num pacto nacional ou para fundamentar algo, em novembro de 2014, que faça sentido e seja fértil para o PODER ORIGINÁRIO BRASILEIRO.
Diante destes argumentos é compreensível o SILÊNCIO que cercou o desaparecimento de ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA e este que se projetou sobre o BICENTENÁRIO de SUA MORTE. As informações relativas a este artista pertencem - e ainda são reféns - de um repertório hermético de uma casta superior letrada.
Rodrigo José Ferreira BRETAS e Aleijadinho
https://www.bancariosce.org.br/noticias_detalhes.php?cod_noticia=16889
https://monlewood.blogspot.com.br/2010/05/historia-das-minas-de-ouro-e-diamante.html
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode