Os 200 anos da REVOLUÇÂO de PERNAMBUCO
Clique sobre o link
https://naofoinogrito.blogspot.com.br/2017/06/152-nao-foi-no-grito.html
A Independência do Brasil NÂO FOI conquistada, em 1822, NO GRITO do IPIRANGA e nem foi algo territorialmente pontual ou veio de um único sujeito e num dado momento. Houve uma longa penosa e sangrenta preparação e se arrastou para muito além do 07 de setembro de 1822. Estão os traçaos da Inconfidência Mineira e gestos que se projeta para além da Revolução Farroupilha atingindo os DIAS ATUAIS. Uma soberania nacional é algo renovado minuto a minuto, dia a dia geração em geração.
Momento como a Revolução de 1817 - que eclodiu e foi abafada em 1817 no Recife - é índice forte e decisivo do longo, penoso e caro processo em que a conquista da soberania brasileira se efetivou . O momento NO GRITO do IPIRANGA em 1822, foi longamente preparado e a sua sustentação, no TEMPO, foi paga por alto preço, uma mobilização massiva e atenta para as recaídas no colonialismo.
No entanto as recaídas no COLONIALISMO são ameaças constantes. Estas recaídas resultam daquilo que o Correio Braziliense escreveu em junho de 1817 (p.673). “o Governador se acha, pela série de abusos - que sempre trazem os governos ao desprezo - sem ter nem forças físicas nem morais, com que fizesse obedecer á sua autoridade” . Certamente a frase - e o seu sentido - valem também para o Brasil de junho 2017.
Só valoriza a SOBERANIA, a LIBERDADE, a AMIZADE e a SAÙDE quem as perdeu, necessita e sabe como reconquistá-las mesmo que seja a duras e prolongadas penas.
REVOLUÇÂO de OERNAMBUCO de 1817
https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Pernambucana
Imagem 1 - Bandeira das capitanias de Pernambuco Paraíba e Rio Grande do Norte na Revolução de 1817-
Imagem 2 - - PARAIBA 1817 - Jose Peregrino de Carvalho jura fidelidade ao seu pai - Pintura de António Parreiras 1917
https://joseliocarneiro.blogspot.com.br/2014/03/peregrino-de-carvalho-restauracao-de.html
FACE BOOK
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode