A UNIVERSIDADE como REBELIÃO dos SERVIÇAIS e dos ARTESÔES.
A origem da UNIVERSSIDADE EUROPEIA pode ser vista como uma das primeiras REBELIÕES dos SERVIÇAIS e dos ARTESÕES contra os NOBRES senhores feudais os seus feudos e a vassalagem que impunham com mão de ferro. Os agentes das PRIMEIRAS REPÚBLICAS ITALIANAS partiram das REPÚBLICAS dos ESTUDANTES que se acumulavam e formavam o PODER ORIGINÁRIO da UNIVERSIDADE de BOLONHA A maioria destes primeiros agentes republicanos NÃO tinham a NOBREZA de SANGUE. E nem VÍNCULOS MONÁSTICOS. O confronto consistia em estes primeiros agentes republicanos se apropriarem e usar o saber, as técnicas e o mundo simbólico que sustentava e reproduzia a CASTA dos DONOS do PODER FEUDAL MEDIEVAL. Além disto, não pagavam tributos por esta apropriação o uso do PODER FEUDAL e MONÀSTICO MEDIEVAL.
Foi um confronto que durou séculos, inclusive pela ação contrária da CASTA dos DONOS do PODER FEUDAL MEDIEVAL expressa na rápida e perspicaz apropriação e cooptação da UNIVERSIDADE de BOLONHA e das suas congêneres, começando pela UNIVERSIDADE da SORBONNE de PARIS. Só com a abolição desta UNIERSIDADE pela REVOLUÇÃO FRANCESA o jogo recomeçou com certo equilíbrio das forças. Com o retorno da Monarquia em 1816 a UNIVERSIDADE da SORBONNE de PARIS voltou requentada. A UNIVERSIDADE dos IRMÃOS HUMBOLDT recolocou a nobreza no controle e destinada primordialmente para gerenciar a nascente ERA INDUSTRIAL Ela se apropriava das LUZES do ENCICLOPEDISMO e assim cooptava e colocava os SERVIÇAIS e os ARTESÕES como CIENTISTAS e TECNÓLOGOS e ARTISTAS prontos para operar empresas, gerenciar máquinas e ARTISTAS para produzir BENS ÚTEIS, SIMBÓLICOS indicadores da FORTUNA geradas pelas MÀQUINAS, FÁBRICAS e TROCAS MATERIAIS. Os NOVOS DONOS do PODER constituíam e financiavam as UNIVERSIDADES para manter em pleno funcionamento esta ERA INDUSTRIAL alimentada por gerações de CIENTISTAS, TECNÓLOGOS e ARTISTAS.
A UNIVERSIDADE - repaginada pela LÓGICA da ERA INDUSTRIAL - foi presa fácil do GERENCIAMENTO dos ESTADOS NACIONAIS, surgidos e alimentados pela INFRAESTRUTURA da ERA-INDUSTRIAL. As vantagens do GERENCIAMENTO eram RECÍPROCAS e continuam sendo.
Cabe apenas a OBSERVAÇÃO de que a UNIVERSIDADE NÃO SE RESUME em GERENCIAMENTO.
Imagem. A UNIVESIDADE de HEIDELBERG um der HEILIGE STUHL
FACE BOOK
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10204318488199772&set=a.3584675712991.1073741826.1756223351&type=3&theater
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode