A OBRA de ARTE FAL por si MESMA

11/04/2018 01:10

A OBRA de ARTE FALA por si MESMA.

A autêntica  OBRA de ARTE FALA por si MESMA Na sua limitada forma sensível a OBRA de ARTE consegue transportar todo o seu TEMPO, seu LUGAR e SOCIEDADE na qual foi concebida. As OBRAS de ARTE dos HOMENS da CAVERNA atravessaram séculos para entregar aos espectadores atuais a  sua SOCIEDADE, seu LUGAR e a sua ÈPOCA na qual foram concebidas.

As OBRAS de ARTE dos HOMENS da CAVERNA dispensaram doutrinadores, atravessadores e as sucessivas civilizações que sucederam na superfície do planeta.

Não é a SIMPLICIDADE e nem a COMPLEXIDADE formal ou ideológica que produzem uma OBRA de ARTE. A construção formal e carga ideológica se não estiverem incorporados ao ENTE do ARTISTA no máximo produzem TRABALHOS e NÃO OBRAS de ARTE  São TRABALHOS  destinados ao CONSUMO, à OBSOLESCÊNCIA e ESQUECIMENTO IMEDIATO.

De outro lado constitui uma legião quem forjica falsas obras de arte. Falsidade involuntária ou mal intencionada, pode iludir por algum tempo, especialmente pessoas coniventes com o erro, com  a falsidade e interesses inconfessáveis e obscenos. Concorrem para esta obscenidade o patrimonialismo, a fama e desejo de surpreender por motivos extra estéticos. Para estes Vale a sentença: “Quem mente tem que manter uma relação desperta com a verdade, para poder mascarar a sua mentira (...). Enquanto se minta conscientemente, diz Hannah Arendt, a verdade ainda não foi desencaminhada por inteiro para fora do mundo. A verdade encontra no próprio mentiroso o seu último refúgio”.

WENZEL Uwe Justus - Até debaixo d´água revista Humboldt ano 49, nº 94  p. 25

 

VALOR da ARTE

https://alfredo-braga.pro.br/ensaios/valordaarte.html

 

A OBRA de ARTE para ALÈM do seu AUTOR

https://www.pensador.com/frase/MjExNQ/

 

BARREIRAS para a AUTENTICA EXPERI~ENCI ESTÉTICA]

https://observatoriodaimprensa.com.br/educacao/quem-compreende-mal-arte-compreende-mal-si-mesmo-freud/

 

FACE BOOK

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10204972375946557&set=a.3584675712991.1073741826.1756223351&type=3&theater

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode