A MITIFICAÇÂO do PRESENTE
O refúgio no INSTANTE PRESENTE fecha as portas ao PASSADO e atropela o FUTURO. Este FUTURO será certamente diferente do PRESENTE. PASSADO que se torna INUTIL e que só estorva a atrapalha o projeto de alguém ONIPOTENTE, ONISCIENTE, ONIPRESENTE e ETERNO, refugiado na sua torre de marfim e preso ao SEU INSTANTE PRESENTE.
A entrada em cena do implacável COROVIRUS, em 2020, demonstrou fartamente a falácia dos refugiados e presos ao SEU INSTANTE PRESENTE. A reação destes foi de descrença diante do CORONAVIRUS. OUTROS entraram em pânico enquanto uns poucos aproveitaram a sua experiência passada tornando-se mais SÀBIOS, HUMILDES, REALISTAS e tirando real proveito deste sobressalto
Diante da investida implacável do CORONAVIRUS os chavões “MODERNIDADE” e “CONTEMPORANEIDADE” foram mais uma vez esvaziadas de sentido. Para quem desqualifica, torna arcaico e inoperante qualquer conexão com o seu próprio PASSADO e cria um FUTURO sem sentido, resta a única opção de se refugiar no INSTANTE PRESENTE e mitifica-lo
O REMÉDIO para os MITIFICADORES PRESENTISTAS, ainda não empedernidos, encontra-se no registro de Marc Bloch (1976, p.42.) de que:
“”é tal a força da solidariedade das épocas que os laços da inteligibilidade entre elas se tecem verdadeiramente nos dois sentidos. A incompreensão do presente nasce fatalmente da ignorância do passado. Mas talvez não seja mais útil esforçar-nos por compreender o passado quando nada sabemos do presente”.
A constatação, deste historiador de escol, foi escrita, por ele, algumas horas ante de ser fuzilado. Como historiador de elite, ele estabeleceu uma visão de conjunto do PASSADO, do PRESENTE e do FUTURO interligados no TEMPO.
BLOCH, Marc (1886-1944) . Introdução à História.[3ª ed] Conclusão de Lucian FEBVRE - .Lisboa :Europa- América 1976 179 p.
AS INFECÇÔES com CORONANURUS SÒ AUMENTAM
Liveticker zum Coronavirus: Wieler: „Es infizieren sich immer noch zu viele Menschen“ (faz.net)
Imagem: INTRODUÇÂO à HISTÓORIA
A Busca pela Sabedoria: Introdução à História – Uma obra sem ponto final de Marc Bloch
FACE BOOK
https://www.facebook.com/photo?fbid=1066400377142447&set=a.705103509938804
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE