A DISCUSSÃO ÚTIL para a INTELIGÊNCIA
D DISCUSSÃO torna-se ÚTIL para a INTELIGÊNCIA, e ao BEM COMUM, quando NASCE e se SUSTENTA a partir da RAZÃO.
Platão pautava esta discussão quando ao estudo da ASTRONOMIA (P1985, 2º vol, p.128) quando observou
“Estudaremos a astronomia, assim como a geometria, por meio de problemas, e abandonaremos os fenômenos do céu, se quisermos aprender verdadeiramente esta ciência e tornar útil a parte inteligente de nossa alma, de inútil que era antes”
Interpreta-se como “útil a parte inteligente de nossa alma” a capacidade de distinguir o que pertence ao registro do nossos sentidos humanos, ou o mundo empírico, que é diferente do PENSAMENTO que PERMANECE nos registros mentais.
Estes registros mentais, do mundo do PENSAMENTO, tornam-se autônomos, ganham vida própria e permanecem universais no repertório comprovado na espécie humana. Todos lutam para atingir e impor o sentido do seu próprio repertório como universal. No entanto, este repertório próprio, nem sempre foi suficientemente comprovado para ser universal.
Cimenta-se uma cultura e uma civilização com aquilo que é “útil a parte inteligente de nossa alma”. Ao citarmos este pensamento de PLATÃO, após mais de 2.000 anos, expressa-se a força e eficácias deste PENSAMENTO que ganhou o mundo e permanece como cimento de civilizações para novas conquistas universais.
No entanto e necessário distinguir SABEDORIA de INTELIGENCIA. Por mais INTELIGENTE que seja a atual criatura humana, ela não foi suficientemente SÁBIA para prever os estragos do microscópico CORNAVÍRUS....
PLATÃO ( 427-347) – A REPÚBLICA – Tradução di J. Guinsburg 2º volume . São Paulo : Difusão Européia do Livro, 1985, 281 p.
https://pt.scribd.com/doc/28055175/Platao-A-Republica-Vol-II-Do-V-ao-X-livro
FACE BOOK
https://www.facebook.com/photo/?fbid=1210309939418156&set=a.705103509938804
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode