28 de MARÇO de 2021
A CORRUPÇÂO da LINGUAGEM
A CRIATURA HUMANA está condenada à LINGUAGEM.
Esta CRIATURA HUMANA necessita da LINGUAGEM do seu CORPO, dos seus GESTOS, da sua FALA, da sua ESCRITA ou da IMAGEM.
LINGUAGENS indispensáveis para o seu PERTENCIMENTO ao seu GRUPO, para sua ORIENTAÇÂO ou da satisfação das suas NECESSIDADES BÁSICAS de SOBREVIVÊNCIA e de REPRODUÇÂO.
A fala, a escrita e a imagem desempenham, no PLANO SIMBÓLICO, um papel predominante para uma CIVILIZAÇÂO Toda esta CUIVLIZAÇÂO é ARRUINADA e é CORROMPIDA pela inépcia ou pelas más intenções escondidas nesta LINGUAGEM
Os filósofos clássicos gregos exigiam dos seus discípulos o conhecimento da GEOMETRIA,. Não das figurinhas gráficas, mas dos conceitos como aquele em “UM TRÂNGULO é um POÍÌGONO de TRÊS LADOS” Invertendo este enunciado também é verdadeiro “TODO POÍIGONO de TRÊS LADOS é um TRIÂNGULO”.
O próprio PLATÂO viu um dos seus conceitos denunciada quando enuncio que o “HOMEM era um BIPEDE sem PLUMAS”. Mais do que depressa o gaiato Diógenes despenou um frango e fez desfilar entre os acadêmicos com a provocação “EIS o HOMEM de PLATÂO”
No presente é necessária atenção redobrada para não cair neste vexame diante dos tsunamis dos FAKE-NEWS, da MÍDIA APRESSADA e ESTRESSADA e ESTRASSANTE com os DISCURSOS de POLITICOS, das MILÍCIAS DIGITAIS e dos LARANJAS de INTERESSES ESCUSOS
Assim é indispensável possuir conceitos de cada palavra, de cada fala ou cada texto o mais possível seguros e amplos em relação aos ENTES PRIMITIVOS da LINGUAGEM Entre estes ENTES PRIMITIVOS da LINGUAGEM todos sabem e estão seguros de possuir conceitos seguros da palavra “LIBERDADE”. No entanto a palavra “LIBERDADE” dá margem aos mais variados e contraditórios DISCURSOS e PRÀTICAS quando colocada numa frase
PLATÂO volta a ter razão quando escreveu neste plano do papel dos ENTES PRIMITIVOS da LINGUAGEM como na palavra ASTRONOMIA:
“Estudaremos a astronomia, assim como a geometria, por meio de problemas, e abandonaremos os fenômenos do céu, se quisermos aprender verdadeiramente esta ciência e tornar útil a parte inteligente de nossa alma, de inútil que era antes” (Platão,1985, 2º vol, p.128)
Certamente a experiência é indispensável para INTELIGÊNCIA HUMANA atingir por meio da LINGUAGEM e desta para o MUNDO IDEAL. Porém descer deste MUNDO IDEAL da INTELIGÊNCIA HUMANA para a REALIDADE éma ladeira perigosa e que pode levar para as piores confusões e descaminhos da imaginação e da linguagem como denunciou Sêneca (Da tranquilidade do ânimo, p. 08)
“Penso que muitos poderiam ter atingido a sabedoria, se não se tivessem imaginado ter chegado até ela, se não se tivessem fingido certas coisas em si mesmos, se não passassem por outras com os olhos fechados”
A imaginação, a mentira e a cegueira branca distorcem a LINGUAGEM e CORROPEM a VERDADE desta CRIATURA HUMANA afastando-a completamente de SI MESMA, de sua INTELIGÊNCIA, do seu FUTURO e da CIVILIZAÇÂO
PLATÃO ( 427-347) – A REPÚBLICA – Tradução di J. Guinsburg 2º volume . São Paulo : Difusão Européia do Livro, 1985, 281 p.
https://pt.scribd.com/doc/28055175/Platao-A-Republica-Vol-II-Do-V-ao-X-livro
.
Sêneca (Da tranquilidade do ânimo,
https://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=6773
SEIS MILPAGINAS de ACUSAÇÔES
Imagem O HOMENM de PLATÃO
https://socientifica.com.br/conheca-diogenes-de-sinope-o-cinico-que-calou-platao/
FACE BOOK
https://www.facebook.com/photo/?fbid=1137777260004758&set=a.705103509938804
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode