A ARTE NÃO DISCRIMINA.
Uma OBRA É ARTE ou NÃO É ARTE. Os critérios desta divisão - entre aquilo QUE é ARTE DAQUILO que NÃO é ARTE - dependem de ideologias, de concepções de mundo e de estágio culturais mais ou menos próximos das EXPRESSÕES ESTÉTICAS.
O que denominamos “ARTE de GÊNERO”, de “ETNIAS”. NÃO DEPENDEM da ARTE, mas das circunstâncias intelectuais, sensoriais e da vontade de quem a PRODUZ e a RECEBE estas EXPRESSÕES. Dependem de um preconceito, de um limite intelectual ou estético que se estabelece como medida de todas as coisas.
Nesta medida de todas as coisas quem recebe uma obra de arte possui repertórios mais estreitos ou mais largos, mais ou menos fundamentados em conhecimentos mais ou menos assimilados e mais ou menos conscientes. Assim GOSTO NÃO se DISCUTE mais se PAGA; Paga-se por meio de um repertório mais ou menos rico ou mais generoso ou estreito do seu portador.
Em princípio todos são artistas potencialmente. Mas, na arte, como futebol, a maioria, dos que manejam chuteiras e bola, acabam na arquibancada como expectadores. Como também no futebol o artista pode corromper a sua prática e sofrer penalidade por eventuais ilícitos das regras do jogo. O que é certo é que nem em arte e nem em futebol é possível pedir perdão por eventuais erros ou devido a perda do jogo.
Para testar um observador de arte é possível colocá-lo diante da OBRA de José Higino PEREA PASCULA (1939-2019) que passou a metade de sua existência no Rio Grande do Sul
https://odiario.net/por-municipio/dois-irmaos/artista-plastico-peruano-falece-em-dois-irmaos/
+
+
+
https://taislc.blogspot.com/2017/05/higino-perea-um-artista-completo.html
FACE BOOK
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=691405077975314&set=p.691405077975314&type=3&theater
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode