¿ RESTAURAR O ou CONSERVAR ?.
O termo CONSERVAR tomou um sentido pejorativo para ERA INDUSTRIAL. Evoca atraso, falta de esforço e pusilanimidade para mudanças.
O RESTAURO, no prato oposto, é sinônimo de atualização, de renovação e de retomado de algo heroico perdido no tempo.
Enquanto isto a ERA INDUSTRIAL trabalha com o processo da OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA. Não são de seu interesse nem o RESTAURO e muito menos a CONSERVAÇÃO. Ela necessita do NOVO em FOLHA para, depois, poder jogar no LIXO como OBSOLETO.
No entanto, a ERA PÓS-INDUSTRIAL, possui como proposta central a globalização e a rede mundial. Nesta GLOBALIZAÇÃO a ERA PÓS-INDUSTRIAL está buscando competências para incluir as culturas humanas de tecnologia de ponta até aquelas mais rudimentares. A espécie humana possui necessidades comuns e universais.
A GLOBALIZAÇÃO da ERA PÓS-INDUSTRIAL não trata de restauração, nem conservação, de descarte e muito menos de obsolescência programada fabricada. Trata-se de um HUMANISMO com inteligência, com vontade e sentimentos para incluir o PASSADO no PRESENTE, conectar o REMOTO com o LOCAL e com tudo de melhor que todas as civilizações produzem ou já produziram.
Imagem: O RESTAURO de DONA CECÍLIA
https://www.chongas.com.br/2012/08/restauracao-da-pintura-do-cristo-de-zaragoza/
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE