¿ POR QUE FOTOGRAFAR as OBRAS de ARTE do INIMIGO?.
Em 2017 vieram a tona uma serie de fotos, de 1917, retratando as obras de arte belgas e registadas cruelmente pelas lentes implacáveis e da fotografia alemão colocada em triunfo sobre o inimigo da ocasião.
Bélgica: clichês alemães
https://balat.kikirpa.be/tools/14-18/indexfr.php
Obras de arte belgas fotografadas pelos alemães em 1917
A compreensão de uma civilização, da uma cultura e da arte torna-se mais evidentes no contraste com a barbárie, com a brutalidade e da insensibilidade comandada apenas pela MEMÓRIA HORROROSA da FORÇA da VONTADE.
Para estes VOLUNTARISTAS obra de arte belga parece banal e um natural espólio, pois a arte é discreta, civilizada e muda.
Para estes VOLUNTARISTAS a etiqueta, as práticas diárias de cortesia e os hábitos da sensibilidade humana merecem pouca atenção.
Para estes VOLUNTARISTAS o maior destaque vai para a propaganda ou cultivo sistemático da brutalidade explicita e explicitada.
A fina casca da civilização não resiste à brutal erupção do seu contrário rompe e expõe o cerne da Natureza que não tem nada por dentro.
O uso brutal ou refinado da tecnologia - colocada ao serviço da barbárie, da brutalidade e da insensibilidade - irrompe e mostra o cerne da Natureza brutal e inculta.
A Iª GUERRA MUNDIAL (1914-1918) evidenciou o cerne da Natureza brutal e inculta e com as formas sofisticadas que a Ciência e a Tecnologia estavam colocando ao alcance da barbárie, da brutalidade e da insensibilidade.
Uma série de fotos obtidas na Guerra do Paraguai (1864-1870) ou no teatro da I Guerra Mundial, em 1917, evidenciam, em 2017, com minúcia, argúcia, maestria e requinte esta insensibilidade, brutalidade e barbárie praticada em território inimigo por aqueles que se diziam civilizados.
¿ Por que FOTOGRAFAR a ARTE do INIMIGO?
Imagens da 1ª Guerra Mundial 1914-1918
Fig. 1 – Arte Belga fotografada pelos alemães
https://balat.kikirpa.be/obj/21510/img/B019842
Fig.2 Brasil: Fotos da Guerra do Paraguai (1865-1870)
FACE BOOK
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE
Desenvolvido por Webnode