¿ DONDE VIEMOS?

19/11/2017 00:09

¿ DONDE VIEMOS ?

https://profciriosimon.blogspot.com.br/2017/11/219-estudos-de-arte.html

A pergunta em relação a nossa ORIGEM relaciona-se com a nossa identidade. Identidade tanto dos que nasceram no Rio Grande do Sul como aqueles que se aquerenciaram neste chão por livre opção.

Correram rios de mitificações, de identidades forjadas e projetadas a partir de idealizações de todos os tipos, de interesses pouco claros e do alcance conceitual daqueles que operavam estas oficinas imaginárias.

No entanto houve também aqueles que visitaram sítios, compulsaram mares de documentos e olharem de frente a atualidade. Entre estes se ressalta,  aqui o PENSAMENTO de FRANCISCO RIO-PARDENSE de MACEDO Como engenheiro, urbanista, cronista, arquivista e artista visual pesquisou, sistematizou e publicou pontos nos quais é possível um outro ponto de vista sem mitificações, identidades falsas e permitindo o retornos tranquilos e seguros sobre os passos que o levaram às sua conclusões o obras publicadas.

Um ponto que é necessário destacar é a austeridade, a fragilidade e a pobreza destas “casas cachorro sentado” e que evidenciam as origens sul-rio-grandenses e daqueles que chegaram antes dos pobres europeus.

Usando por referência o PENSAMENTO de FRANCISCO RIO-PARDENSE de MACEDO é possível revisitar o nosso PRESENTE e admirar a diversidade do que foi realizado entre o PASSADO e o AQUI e AGORA. No sentido projetivo este pensamento não permite nenhum capricho inconsistente, alguma temeridade idealizada ou o cultivo de algum interesse que não tenha sólidos fundamentos neste passado pobre, frágil e austero.

 O pensamento de ganha especial relevo e importância quando todos buscam pesquisar, sistematizar e afirmam a SUA IDENTIDADE de ORIGEM sem prestar atenção ao concerto de vozes e ações  de OUTRAS ORIGENS, VALORES E IDENTIDADES que compõe a IDENTIDADE SUL-RIO-GRANDENSE. Certamente a recusa de oficializar o 20 de novembro como o DIA da CONSCIÊNCIA NEGRA nos municípios e no Estado do Rio Grande do Sul é um índice do trabalho conceitual, material e legal necessário para dar uma resposta adequada a insistente pergunta  ¿ DONDE VIEMOS ?

A CASA do CACHORRO SENTADO

 https://profciriosimon.blogspot.com.br/2016/09/180-iconografia-sul-rio-grandense.html

 

MUNICÍPIOS e ESTADOS BRASILEIROS que OFICIALIZARAM o DIA 20 de NOVEMBRO

https://www.feriados.com.br/feriados-nacionais/consciencia-negra.php

Falta alguém descobrir quais os municípios do Rio Grande do Sul constam nesta extensa LISTA

 

Imagem RIO PARDO por Plínio BERHARDT
https://profciriosimon.blogspot.com.br/2010/01/arte-sacra-sul-rio-grandense-14.html

 

FACE BOOK

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10204407226818182&set=a.3584675712991.1073741826.1756223351&type=3&theater

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode