¿ ARTE ou METAFÍSICA ?
Tanto o campo de forças da ARTE como da FILOSOFIA possuem as suas competências e seus limites. A sua mistura é querer estragar tanto uma como a outra e nos precipitar no mundo do ecletismo que o é “refugio de todas as covardias” na concepção de Mário de Andrade .
Leonardo d Vinci avisava que “a PINTURA é uma COISA MENTAL”. Contudo a PINTURA é sensorial e parte desta sua materialidade para encontrar e revelara a mentalidade do se projeto. Uma pintura de Lascaux materializa, nas suas manchas táteis e visuais, o pensamento do caçar preocupado com os animais que o cercavam e as suas presas. Para o pensamento, a FILOSOAFIA e a METAFISICA estas manchas, cores e texturas são ruídos e convém transcender o mais rápida e eficazmente estes dados empíricos para captar e transmitir a IDEIA no mínimo de materialidade dados empíricos.
PLATÃO distinguia mundo mental da ASTRONOMIA do mundo dado e empírico das ESTRELAS ao afirmar “estudaremos a astronomia, assim como a geometria, por meio de problemas, e abandonaremos os fenômenos do céu, se quisermos aprender verdadeiramente esta ciência e tornar útil a parte inteligente de nossa alma, de inútil que era antes” (Platão,1985, 2º vol, p.128). Evidente é necessário deixar balizado o caminho entre o mundo mental da ASTRONOMIA e caminho do retorno possível ao mundo dado e empírico.
Como a ARTE É LONGA e a VIDA é BREVE é urgente que a formação e a obra do artista iniciei na infância. Depois será um mero convidado ou então um intruso, um pituto, um atravessador ou um pseudo tutelar do campo de forças da Arte...
METAFÍSICA
https://www.significadosbr.com.br/metafisica
NIETZSCHE e o SOBRE HUMANO
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-512X2009000100006&script=sci_arttext
Jean-Leon GEROME (1824-1904) – DIÓGENES –1860 - óleo 74.5 x 101 cm
https://jabagarcia.blogspot.com.br/2011/05/arte-de-deixar-ir.html
FACE BOOK
Poder Originário
Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11SEM TELEFONE