TITIVILUS

18/05/2017 02:24

TITIVILUS: o TERROR dos COPISTAS.

 

O TITIVILUS era o DIABO para os COPISTAS. Qualquer ERRO, na cópia, inutilizava trabalhos de um  ou dois anos de esforço paciente.  O copista e a sua confraria trabalhavam com material caro e raro. A intervenção do TITIVILUS estragava qualquer obra ou eventual lucro.

De fato o ERRO chama mais atenção em qualquer obra e desvia radicalmente o sentido do projeto. Um SOM fora da música, uma pincelada infeliz, um passo em falso, um gesto fora do compasso....estragam  tudo.

Desta forma ninguém consegue garantir que a MENSAGEM, proveniente do EMISSOR, seja percebida 100% pelo RECEPTOR. Como também não há certeza que a recepção da RESPOSTA (feed-back),  proveniente de RECEPTOR retorne 100%  para o EMISSOR. Nesta operação  sempre é necessário calcular a porcentagem que o TITIVILUS leva para si no meio desta busca de interação entre EMISSOR e RECEPTOR. No jogo do cochicho em cadeia de UMA MENSAGEM - num círculo de participantes - se evidencia a ENTROPIA (caos, ruído ou Titivilus) presente e operante nesta cadeia.

Com o avanço da tecnologia, do conhecimento e da comunicação, o ERRO, ou o RUIDO em COMUNICAÇÂO, tornaram-se mais presentes, mais universais e arrasadores. Na rede mundial, o ERRO, ou RUIDO, propagam-se como um vírus letal que contamina e compromete todo o PROCESSO de COMUNICAÇÃO. O acúmulo é levado ao extremo de embaralhar e aniquilar o REPERTÓRIO do RECEPTOR e de entupir, comprometer e tornar inúteis  todos os CANAIS de COMUNICAÇÃO do EMISSOR. 

 

TITIVILUS

https://grupografia.wordpress.com/projetos/projeto-titivillus/

https://en.wikipedia.org/wiki/Titivillus

TITIVILUS e a INFORMÀTICA

http://www.preces-latinae.org/thesaurus/Introductio/Titivillus.html

 

DÉCIO PIGNATARI - Comunicação

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxlc3R1ZGFudGVkb3JhdXNqdHxneDozNmVlODc2MDA1NzI3YjIy

 

Imagem

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Medieval_wall_painting,_St_Michael_and_St_Mary,_Melbourne,_Derbyshire.jpg

 

FACE BOOK

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10203670092870294&set=a.3584675712991.1073741826.1756223351&type=3&theater

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode