TESE

14/04/2015 05:31

Uma TESE e a sua NATUREZA.

Uma  tese é corriqueira quando segue pelo CAMINHO da OPINIÂO GERAL  e é de pouco interesse.

 Não passa de uma mimese da realidade conhecida de todos.

Porém quando uma tese enverada pelo CAMINHO de CONTRARIAR a OPINIÂO GERAL é algo pouco comum e gera um PROBLEMA.  Aristóteles esclarecia (Tópicos I – 11) e distinguia:                                                                    

que uma tese, por outro lado, também constitui um problema, é evidente: pois do que dissemos acima deduz-se necessariamente que ou a grande maioria dos homens discorda dos filósofos no tocante à tese, ou uma ou a outra classe está em desacordo consigo mesma, já que a tese é uma suposição em conflito com a opinião geral ”. 

 Um PROBLEMA NÂO é ALGO a SER RESOLVIDO IMEDIATAMENTE. Este PROBLEMA precisa de TEMPO adequado para a sua análise,  compreensão e síntese. Neste TEMPO o PROBLEMA orienta o conhecimento pela análise, mantém a vontade no rumo e o sentimento humano até um ponto no qual um conjunto de ideias ganha compreensão numa síntese coerente. Esta compreensão iniciou pelo fato da existência fo PROBLEMA como real, ou não pelo descarte deste problema como quixotesco. Um PROBLEMA REAL coloca a vontade humana na busca um halo de formulações coerentes. O momento do EUREKA  possibilita o acesso a uma intuição a partir do qual é possível fazer o caminho de retorno para a sua origem e formular uma antítese como prova.

 

IMAGEM DOM QUIXOTE Porcelana Lladró 1987  51 x 52 cm

http://www.tienda.joyeriagallego.es/epages/940320364.sf/es_ES/?ObjectPath=/Shops/940320364/Products/01001520

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode