SÍNTESE FORÇADA

10/03/2014 07:43

SÍNTESE FORÇADA

Tanto a preguiça como a pressa, a cobiça ou o medo,  FORÇAM e EMPURRAM para SÍNTESES temporãs, tolas e monstruosas. Uma SIN-TESE coerente resulta de uma TESE e de uma ANTI-TESE. Todos carregam e exibem milhares de TESES. Porém não admitem o CONTRADITÓRIO ou ANÍTESE. Possuem medo do novo, fogem da ANTI-TESE alegando falta de tempo, negam-se ao esforço e a pagar o preço que uma SÍNTESE coerente supõe. O resultado da SÍNTESE FORÇADA são monstros, abortos e falta de sentido. Com  as SÍNTESES FORÇADAS perde-se tempo, dinheiro e crédito. Não adianta estetizar o trabalho, a forma e o produto.

[Benvenuto CELLINI 1500-1571 – Saleiro - c. 1540  ]

Na ARTE atende pelo nome superficial e monstruoso “ESTLO ECLÉTICO” refúgio de todas as covardias. Este ecletismo forçado é visível no Helenismo, Maneirismo e agora na Pós-Modernidade.

http://profciriosimon.blogspot.com.br/2012/10/isto-e-arte-049.html

 

O folclorista Paixão Cortes resumiu (1984 p.7) o proceso da SÍNTES FORÇADA ao sentenciar que "O brasileiro fala muito, documenta pouco, analisa menos e conclui definitivamente, a sua moda, na hora que interessa.”

PAIXÃO CORTES, João Carlos. Aspectos da música e fonografias gaúchas. Porto Alegre: Repressom   1984     117p.

Uma ANTI-TESE é coerente quando passa sucessivamente por todas as fases da criatividade.

FASES da CRIATIVIDADE em ROBERT SAUNDERS

http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_13659/artigo_sobre_uma_reflex%C3%83o_sobre_o_conceito_de_criatividade_e_o_ensino_da_arte_no_ambiente_escolar

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode