RIR

23/12/2014 07:22


Ridentem dicere verum quid vetat?

"O que impede quem ri de dizer a verdade?"
[Horácio, Satirae 1.1.24].

"Sei rir, logo sou humano" pode ampliar a sentença "penso, logo existo". O ser humano é talvez o único ser vivo que sabe rir, sorrir e se reconhecer a si
mesmo num espelho. Sinal da RE-FLEXÃO sobre si mesmo. RE-FLEXÃO que este ser exerce muito antes da linguagem falada. Isto lhe permite rir de si mesmo.

Nesta RE-FLEXÃO  o ser humano também sabe  que "o  castigo e o prêmio de uma ação de um trabalho ou obra estão neles mesmos'. O pior castigo - do mentiroso,  do falacioso e do prevaricador - está no momento em que sua maracutaia é descoberta, exposta no tribunal, nos veículos de comunicação e circula nas ruas.

O brasileiro - vítima permanente de prevaricadores,  de falaciosos e de mentirosos profissionais -  aprendeu cedo a malhar os "judas", a usar o "pasquim" e se valer da irreverência da anedota e do traço da charge.

O remédio do riso franco que expõe a verdade revela a natureza de um regime.

O riso franco e sincero revela e destaca as expressões de Democracia e de  autonomia que gozo o PODER ORIGINÁRIO de um governo, estado e nação.


A capacidade de rir de si mesmo evidencia - além da felicidade e alegria do felizardo - o fato de que ele possui um projeto. Projeto ideal e elevado contrariado de forma constante e permanentemente pelo mundo empírico, perigoso e pequeno. Esta liberdade não existia no REGIME COLONIAL BRASILEIRO e era severa castigada em quem estava submetido à ESCRAVIDÃO.

RISO e PRANTO em Antônio VIEIRA

http://www.citador.pt/textos/o-pranto-e-o-riso-antonio-vieira


A primeira caricatura brasileira - criada por Manuel ARAÚJO PORTO-ALEGRE  (1809 - 1879) - evidência que o BRASIL de 2014 não é muito diferente daquele de 1837: maracutaias por todos os lados e emtodas as esferas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_de_Ara%C3%BAjo_Porto-Alegre

http://zh.clicrbs.com.br/rs/porto-alegre/aniversario-de-porto-alegre/noticia/2013/03/manoel-de-araujo-porto-alegre-o-primeiro-caricaturista-do-brasil-4075646.html

SERGIO FERNANDO MORO: Considerações sobre a Operação MANIPULITE

http://www2.cjf.jus.br/ojs2/index.php/revcej/article/viewFile/625/805

IRMÂ do REI ACUSADA no TRIBUNAL

http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/544606/Infanta-Cristina-sera-julgada-em-processo-inedito-na-Espanha

MARACUTAIA

http://www.visaopanoramica.com/2012/03/26/newton-silva-o-chargista-e-a-imagem-que-vale-mais-do-que-mil-palavras/#axzz3MfsyohML 


Manuel ARAÚJO PORTO-ALEGRE  (1809 - 1879) 1ª caricatura brasileira: "CHRONICA das PARVOICES"
[detalhe]


 


Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode