PRECURSORES da SOBERANIA do BRASIL

21/04/2015 06:36

21 de ABRIL: DIA dos PRECURSORES da INDEPENDÊNCIA do BRASIL.

http://naofoinogrito.blogspot.com.br/2015/04/118-nao-foi-no-grito.html

 

O objetivo inicial pelo qual a data de 21 de abril constar como feriado no calendário do Estado Brasileiro era rememorar e destacar aqueles nomes que lutaram como PRECURSORES  da soberania do Brasil.

Cinquenta dias após Proclamar a Republica os integrantes do governo provisório do Regime Republicano tomaram a medida de destacar os PRECURSORES da SOBERANIA BRASILEIRA. Porem no Centro desta medida governamental  estava a motivação maior de UNIR a NAÇÂO, DEMONSTRAR a SUA SOBERANIA e BUSCAR a PAZ e CONCORTDIA entre todos os brasileiros. Ideal difícil como demonstraram estes PRECURSORES como foi o caso de ZUMBI, FELIPE dos SANTOS e tantos outros que deram a sua própria vida por esta causa. Permaneceu na memória popular e os agentes governamentais reduziram esta causa no nome emblemático de  TIRADENTES ne fácil de guardar na memória coletiva.

Estes PRECUSSORES tiveram de romper uma corte parada no tempo e de uma elite colonial que havia reconquistado e se apoderado do poder brasileiro ao longo do REGIME IMPERIAL. Para  seu benefício e usufruto mantivera intacta a ESCRAVIDÂO LEGAL.

O REGIME COLONIAL e IMPERIAL foi possível graças à extensa rede de DOMINAÇAO POLITICA, ECONÔMICA e SOCIAL tecida legalmente e mantida em  silencio obsequioso pelos “Capas Pretas de Coimbra”.

O REGIME COLONIAL e IMPERIAL manteve a memória dos Inconfidentes Mineiros preso aos registros unilaterais e tendenciosos dos autos da sua condenação sem possível contraditório. Apagou cuidadosamente qualquer registro  visual com mandou destruir e salgar a casa de TIRADENTES. Com este silêncio e destruição de provas materiais abriu um gigantesco espaço para a sua posterior mitificação ou naturalização.  O Regime Republicano procurou preencher este oco e transformar o TABU em TOTEM. O Regime Republicano construiu este TOTEM e o festejou com a criação de signos, festividades e eventos devido ao fato de que Tiradentes, seus colegas e tantos outros precursores estavam pleiteando a completa SOBERANIA BRASILEIRA.

Decreto nº 155-B, de 14 de Janeiro de 1890

Declara os dias de festa nacional.

    O Governo Provisorio da Republica dos Estados Unidos do Brazil, considerando:

    que o regimen republicano basêa-se no profundo sentimento da fraternidade universal;

    que esse sentimento não se póde desenvolver convenientemente sem um systema de festas publicas destinadas a commemorar a continuidade e a solidariedade de todas as gerações humanas;

    que cada patria deve instituir taes festas, segundo os laços especiaes que prendem os seus destinos aos destinos de todos os povos;

Decreta:

    São considerados dias de festa nacional:

......

   21 de abril, consagrada á commemoração dos precursores da Independencia Brazileira, resumidos em Tiradentes;

.....

Sala das sessões do Governo Provisorio, 14 de janeiro de 1890, 2º da Republica. - Manoel Deodoro da Fonseca. - Ruy Barbosa. - Q. Bocayuva. - Benjamin Constant Botelho de Magalhães. - Eduardo Wanderkolk. - Aristides da Silveira Lobo. - M. Ferraz de Campos Salles. - Demetrio Nunes Ribeiro

http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-155-b-14-janeiro-1890-517534-publicacaooriginal-1-pe.html

MUNDO JURÍDICO BRASILEIRO de 2015

http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/?p=7119

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode