PEDAGOGO ESCRAVO.

07/09/2013 08:20

 

O Dia da Pátria está ligado indelevelmente aos seus mestres. Porém o  estatuto legal destes mestres está intimamente associado a escravidão que permitia ao romano tomar, ao seu serviço, pessoas poupadas da espada. Foi natural e inevitável a passagem deste estatuto da escravidão ao patrimônio,  para a posse definitiva e indiscriminada com direito e vida e morte sobre o cativo. Entre estes escravos estava o pedagogo cuja função era levar as crianças para a instrução pública. Estes pedagogos eram pessoas de alta formação e que caiam nas mãos dos conquistadores romanos. Comprovada a sua qualificação e conformados, com a sua situação cativa,  passavam ao serviço doméstico onde lhes cabia a instrução das crianças. Instrução que era o ócio cultivado na minoridade. Esta fase infantil era imediatamente esquecida quando adultos e aptos a receber a libré da maioridade. O escravo passava a ser algo do passado e de menor importância.

Sêneca foi um professor de grande sabedoria que teve entre os seus discípulos o imperador Nero e que lhe deu a ‘generosa’  opção entre ser jogado às feras e ao  populacho de Roma ou acabar com a sua vida e sus incômoda sabedoria .

Naquele tempo os pedagogos também passavam por maus momentos. Permaneceu a sua sabedoria

https://www.facebook.com/cirios2

A cultura brasileira herdou esta percepção do mundo clássico por meio do regime colonial e pelo estatuto legal da escravidão da qual o inconsciente nacional não se conseguiu livrar. Neste inconsciente coletivo nacional os professores, pedagogos e docentes continuam submetidos à esta multissecular servidão subliminar.

VÆ VICTIS

http://pt.wikipedia.org/wiki/Breno_(s%C3%A9culo_IV_a.C.)

http://ronime.deviantart.com/art/WoW-guild-logo-Vae-Victis-35044688

http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=506882

 

CRIANÇAS REFENS de SEITA da BAVIERA

http://www.theguardian.com/world/2013/sep/06/children-christian-sect-police-raids-twelve-tribes

 

PROFESSOR QUER SER COBRADO

http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/?p=4876

 

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode