OURO dos BOBOS

15/08/2014 05:43

O OURO dos BOBOS.

 

Conforme Cecília Meireles “o brasileiro oscila entre o Carnaval e a Sexta Feira Santa da Paixão”. Esta oscilação entre os extremos não lhe permite VER a realidade que existe entre estes polos emocionais.

O OLHAR INTELIGENTE e EXPERIENTE é anestesiado tanto pela exaltação como pela depressão.

Submetido a esta pressão e rápida oscilação emocional o PODER ORIGINÁRIO da NAÇÃO enxerga fisicamente uma montanha de coisas porém com sentidos desconexos senão contraditórios. Poucos sabem VER.

O SABER VER é uma trabalhosa APRENDIZAGEM. A pungente situação de heteronomia, os hábitos subliminares impõem condutas neo-coloniai e uma escravidão voluntária e cega. Esta escarvidão e neo-colonialismo persistirão enquanto o PODER ORIGINÁRIO da NAÇÃO não desenvolver a sua própria acuidade visual para perceber a sua condição e suas circunstâncias. Para estes é sempre mais fácil concluir que “TUDO VIRA PIZZA” como um meio termo, um ecletismo covarde e ummecanismo de fuga da realidade.

Para aguçar um olhar inteligente impõe-se a ruptura de uma episteme defasada, de uma estética arcaica e de uma ação que se resume no fazer repetitivo e sem sentido.

O olhar humano e animal nasce sem repertório próprio. A experiẽncia genética da especie e dos indivíduos singulares vai depositando esta memória coletiva e particular o que amplia a sua acuidade, capacidade e experiência de um OLHAR INTELIGENTE.

APRENDER a VER CONFORME NIETZSCHE

http://www.citador.pt/textos/aprender-a-ver-friedrich-wilhelm-nietzsche

 

MEIRELES, Cecília (1901-1964). Artes populares. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1968, 156. p.

ANIKI BOBO

http://pauloborges.bloguepessoal.com/161991/CENA-DO-FILME-ANIKI-BOBO/

 

VERGONHA: ZERO

http://www.flogao.com.br/historiapadrao8/109925302

http://naofoinogrito.blogspot.com.br/2014/08/01-nao-foi-no-grito.html

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode