O PROBLEMA

29/01/2015 07:32

O PROBLEMA    DESESTABILIZA  CERTEZAS   CADUCAS

 

Um PROBLEMA não é para ser RESOLVIDO  Um problema é um estimulo, um limite e um desafio colocado como uma pedra no caminho. A MORTE, o TEMPO e o ESPAÇO são desafios para a Medicina, para a cultura e para a sociedade. Uma vez que seja  bem administrado PROBLEMA do TEMPO ele nós fornecem uma opinião por meio dos resultados do seu uso. As caravanas, as viagens marítimas e as espaciais apontam horizontes diferentes do seu ponto de partida.

O PROBLEMA para Heidegger possui função contundente ao desestabilizar certezas caducas. Pata isto o filósofo evocou o ensinamento de Platão quando afirmou

...”pois é manifesto que estais de há muito familiarizados com o que pretendeis propriamente significar  empregando a expressão ’ente’, que outrora acreditávamos certamente entender mas agora nos deixa perplexos[1]. Heidegger conclui “Temos hoje uma resposta à pergunta sobre o que pretendemos significar propriamente com a palavra ‘ente’? De modo algum. Assim é preciso, pois, refazer a pergunta pelo sentido de ser. Estamos hoje ao menos perplexos por não entender a expressão ‘ser’ ? De modo algum”.

 

 Evidente que é necessário também perguntar sobre “a capacidade do aprendiz em praticar uma autêntica ruptura epistêmica, estética e de vontade” para que o problema seja eficaz, tenha sentido e seja fecundo.

CERTEZA CADUCA

http://www.vagalume.com.br/jorge-drexler/noctiluca-traducao.html

CARTA a uma PROFESSORA – Escola de Barbiana

https://jarbas.wordpress.com/category/barbiana/



[1] - Platão, O  Sofista 244ª ....dhlon gar wó umeiò men tauta (tí pote boulesde shmanein dpotan on  jdegghse) palai gigwocete, hmeiò de pro tou men  omeda,nun d hpo jhohcamen ...."

HEIDEGGER, Martin (1889-1979) .Ser e tempo.  Tradução de Fausto Castilho. Campinas, SP: Editora da Unicamp – Petrópolis, RJ: Vozes. 2012. Texto bilíngue, 1199 pp.30-31

 

 

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode