O LUGAR do PENSADOR.

18/04/2014 07:23

O LUGAR do PENSADOR.

O  papel do pensador é trabalhar a ideia ou a luz para os gregos. Rodin  colocou pensador no topo do portal do inferno O pior equívoco do pensador é se levantar - de onde está - para se jogar na política militante. Esta tentação do pensador converte a luz em fogo e provoca catástrofes inimagináveis. Ao se jogar na política militante ele se converte em incendiário. Ao transformar a ideia em projetos, incendeia “as fogueiras das vaidades”, as piras ardentes dos “autos da fé” ou alimenta e justifica as labaredas que consumiram civilizações rivais ou sua própria cidade.  Nietzsche previu esta catástrofe  do pensador no seu texto ‘o futuro das nossas escolas[1]’.  Previu também o remédio ao escrever (2000, p.27) o que se pode esperar do pensador:

“....espero do leitor três qualidades: 1) - deve ser tranquilo e ler sem pressa; 2) - não deve fazer intervir constantemente sua pessoa e a sua cultura, e 3) - não tem direito de esperar – quase como resultado – projetos”.

O pensador - ao descer do topo da porta do inferno - poderá ter a má ideia de libertar as chamas eternas do caos e acelerar a entropia universal incontrolável ao humanos.

INCÊNDIO de ROMA em 18.07. 64 A.D.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_inc%C3%AAndio_de_Roma



[1] - NIETZSCHE, Frederico Guillermo (1844-1900).Sobre el porvenir de nuestras escuelas. Barcelona: Tusquets, 2000. 179 p.

 

 

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode