O HÁBITO da INTEGRIDADE INTELECTUAL.

08/09/2013 07:43

 

A REVOLUÇÃO FRANCESA acabou com a universidade. Em seu lugar criou, em 1792,  o “INSTITUT de FRANCE”, com cinco academias e cada  uma com sua respectiva “ÈCOLE”. Com o retorno dos Bourbons, em 1816, voltou também a universidade da Sorbonne. Esta foi destinada ao povo. Contudo o  núcleo do Estado Francês preservou as “Écoles”  nas quais passou a formar os seus quadros dirigentes e que funcionam até hoje. O ingresso é feito entre os 18 ate 25 anos. O Estado Francês investe pesado na formação dos seus quadros dirigentes. Dificilmente alguém com formação completa na Sorbonne ascende aos cargos de Estado Francês.

Max Weber defende a concepção de que a Universidade foi uma das poucas criações do mundo ocidental. Ele sustenta ideia de que a única coisa que esta instituição pode ensinar é “o cultivo do hábito da integridade intelectual”. Certamente ainda existem traços deste hábito em nossos núcleos universitários brasileiros. Contudo fica cada vez mais difícil defender este ponto  no meio de uma cultura entrópica e onde foram experimentados e deglutidos todos os paradigmas. A  indigestão, causada pela antropofagia imoderada desta salada de modelos e paradigmas estranhos à cultura nacional, levou Mário de Andrade, em 1938, a jogar sobre eles a condenação  de "refúgio de todas as covardias" e sobre o ecletismo do Estado Novo que fechou a Universidade do Distrito Federal

Certamente ninguém merece passar novamente pela provação da Revolução Francesa. Contudo na atual universidade brasileira são parcas e magras as chances de realizar uma correção interna. A esperança fenece totalmente se depender do nosso atual legislativo e muito mais do executivo brasileiro. Sempre encontram outra urgência. Mesmo que seja prometer reformar a si mesmos e a revelia de qualquer pacto com o seu PODER  que origina e suporta seus cargos e as suas funções.

 

INSTITUT de FRANCE

http://www.institut-de-france.fr/

[o mesmo símbolo da Atenas da UFRJ]

 

ACDADEMIE des BEAUX ARTS du INSTITUT de FRANCE

http://www.academie-des-beaux-arts.fr/actualites/

 

Ecole national supérieure de Beaux-art de Paris

http://www.beauxartsparis.com/

 

Université Paris SORBONNE

http://www.paris-sorbonne.fr/

http://www.paris-sorbonne.fr/l-universite/historique/

 

SORBONNE Pantheón Sorbonne Université Paris 1

http://www.univ-paris1.fr/

 

MUSEU INTERNACIONAL da ARTE MODESTA

http://www.miam.org/ancien%20site/accueil.html

 

PROFESSOR QUER SER COBRADO

http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/?p=4876

 

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode