MITOS

01/02/2015 07:11

A MORTE dos DEUSES e dos HERÓIS.

 

A morte do PAPAI NOEL é uma metáfora da oscilação da mente humana entre os MITOS e a NATUREZA. MITOS  que a mente repete sem fim  e que comandam as entranhas do embuste. MITOS  que comandam vidas, instituições e nações e que de repente se revelam as suas entranhas impotentes diante de um novo TEMPO, LUGAR diferente de sua origem e sua manutenção por hábitos e COSTUMES arcaicos.

Entre estes MITOS que morreram, na POLÌTICA, estão os “REIS TAUMATURGOS”.  Na ECONOMIA estão os “BENEFÌCIOS e RENDIMENTOS” do COLONIALISMO e da ESCRAVIDÂO.  

Evidente que sempre existem os retardatários que adorariam a ressurreição destes MITOS CADUCOS

O Brasil levou três séculos amarrado ao MITO COLONIAL No século XXI as viagens dos heroicos  exploradores são possíveis e acessíveis para todos, no maior conforto e sem riscos.

 Entre estes MITOS que estão ameaçados de morte está a construção, manutenção e reprodução de um ESTADO NACIONAL. Enquanto se aguarda o desenlace final os mediadores, atravessadores e tuteladores precipitam-se sobre o seu cadáver e saqueiam. Naturalizam, desqualificam e levam para os domínios cavernosos o trabalho, as riquezas e bens materiais e simbólicos do falecido estado.

Esta oscilação entre extremos é mais devastadora em mentes humanas com MEIA CULTURA. Estas mentes possuem, nesta condição,  o único recurso maniqueísta do refúgio ou na MITIFICAÇÂO ou na NATURALIZAÇÂO pura e simples.

 Uma mente humana portadora de erudição sabe colocar o contraditório a qualquer extrema e interiormente é capaz de realizar uma RUPTURA epistémica, estítica e cultural e arcar com as consequências desta MUDANÇA.

 

OS DOZE TRABALHOS de HERCULES e os BRASILEIROS pelo POETA ZÈ AUGUSTO MARQUES

http://www.zepoesia.blogspot.com.br/2015/02/os-doze-trabalhos-de-hercules.html

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode