MESA da CONSCIÊNCIA

10/06/2015 09:04

MESA da CONSCIÊNCIA.

http://naofoinogrito.blogspot.com.br/2011/11/nao-foi-no-grito-020.html

 

 O poder dos reis europeus não era tão monocrático como se imagina e propaga. Os soberanos tinham uma intensa rede de obrigações  que os mantinham solidamente no vértice da pirâmide do governo dos estados imperiais e reais. Redes de obrigações, anteriores às concepções contratuais e dos juramentos constitucionais.

Em Portugal uma destas peças e sustentação era MESA da CONSCIÊNCIA. Integrada por pessoas da mais absoluta confiança e provadas nos mais diversos setores eles examinavam e ditavam o que os soberanos podiam pensar e como agir. Agir que se estampava num ritual que mais ocultava e disfarçava o poder monocrático real.

Com os déspotas esclarecidos e a dispensa deste conselho pelo Rei Luís XIV não tradou muito que a casa desabasse e um dos seus descentes ser guilhotinado.

Uma MESA da CONSCIÊNCIA permaneceu em Lisboa na migração de Dom João VI ao Brasil e outra foi aberta no Rio de Janeiro.

A constituição - que o Rei Dom João Vi foi obrigado a jurar -sepultou este instrumento. Certamente a MESA da CONSCIÊNCIA não deixou saudade pelo seu aspecto hermético aos olhares e opiniões do PODER ORIGINÀRIO. O fim da  MESA da CONSCIÊNCIA no BRASIL sepultou ainda mais os  “PELOURINHOS” coloniais de tristes lembranças e abusos ainda hoje ignorados.

A MESA da CONSCÊNCIA em PORTUGAL

http://naofoinogrito.blogspot.com.br/2011/11/nao-foi-no-grito-020.html

DISTINÇÔES de PODERES

https://estadoeigreja.wordpress.com/2011/06/01/antonio-maria-da-silva-o-democratico-da-alianca-com-o-catolicismo-e-com-os-inimigos-do-catolicismo/

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode