MENTES ESTREITAS

23/02/2015 06:20

ESTREITOS CÂNONES de uma MENTE que se JULGA ILUMINADA.

Porto Alegre possui direitos inalienáveis como capital de TODOS os sul-rio-grandenses. O governo (1908-1913) de Carlos Barbosa e do seu dinâmico e silencioso Cândido Godói -secretario da FAZENDA acumulado com o de OBRAS PUBLICAS – buscaram transformar a capital em sala de visitas do estado. Ambos não haviam nascido em Porto Alegre.

Albert Camus, em sua vista em 1947, remeteu Porto Alegre para uma das “civilizações de banhado”. Não teve tempo, ou vontade,  para examinar as águas deste banhado. Na época todas as margens do Guaíba eram servidas por águas que permitiam o banho. No século XXI isto é impensável

Londres e Nova York - que também são civilizações de banhado- conseguiram a façanha de despoluir fontes, afluentes doas águas que as banham. Ganhou a SAÙDE, a EDUCAÇÂO e o COMÈRCIO.

Estas cidades merecem os aeroportos mais eficientes possíveis, pois o visitante e o habitante não se sentem incomodados com o mau cheiro e a natureza das aguas que banham estas cidades.

Querer fazer um cartão postal da orla do Guaíba - sem mexer nas fontes da poluição do Guaíba - é aceitar os  ESTREITOS CÂNONES de uma MENTE que se JULGA ILUMINADA. ONIPOTENTE, ETERNA e ONIPRESENTE.

O pernambucano JOAQUIM CARDOZO (1897-1978). calculista das obras de Oscar Niemeyer é taxativo e contundente:

quem tiver se detido alguma vez no exame epistemológico da ciência urbanística ou, de maneira mais geral, da “ciência das formações coletivas” , que abrange desde a teoria abstrata dos conjuntos até a evolução das sociedades no seu devir, chegará à conclusão: planejar uma cidade é esforço ingente que supera mesmo a capacidade de toda uma geração, quanto mais a de um indivíduo portador de um título de arquiteto”  ( Cardozo, 2009, p133)

Forma estática- forma estética: ensaios de Joaquim Cardozo sobre arquitetura e engenharia/ organizadores: Danilo Matoso Macedo e Fabiano José Arcádio Sobreira- Brasília: Câmara dos Deputados, Edições da Câmara. 2009, 218 p. – ISBN 978-85-736-5613-8 

http://www2.camara.leg.br/documentos-e-pesquisa/publicacoes/edicoes/paginas-individuais-dos-livros/forma-estatica-forma-estetica-ensaios-de-joaquim-cardozo-sobre-arquitetura-e-engenharia

 

ILHA das FLORES” – Curta metragem de Jorge FURTADO

https://www.youtube.com/watch?v=6Dp4ZAjRvCU

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode