MAIÊUTICA SOCRÁTICA

28/02/2015 06:44

A TEMÍVEL  MAIÊUTICA .

Ninguém quer mudar de pensamento, atitude e emoções após a temível experiência der ser alijado do conforto do útero materno.

Muito menos mudar por livre e espontânea vontade ao estilo da MAIÊUTICA praticada e ensinada por Sócrates

No lugar MAIÊUTICA estão disponíveis os produtos da  FABRICAÇÂO do PENSAMENTO PRONTO. Produtos que dispensam o exercício da inteligência, do livre arbítrio e da razão.

Gigantescas ideologias e doutrinas estão numa GUERRA de IDÈIAS e impõem aos inocentes desprevenidos o seu “CRÊ ou MORRE”. O intelectual está fora de moda e constitui um perigo na medida que exige as condições da MAIÊUTICA socrática.

De outro lado o indivíduo se apresenta como um portador gratuito e ingênuo do pensamento modelado pelos formadores de opinião nunca como antes na História humana. Para este indivíduo é mais fácil e conveniente entregar-se a estas gigantescas torrentes de PENSAMENTO FABRICADO, PRONTO e ESTÈRIL. Afinal não custa nada além da LIBERDADE inútil !

O PENSAMENTO FABRICADO, PRONTO e ESTÈRIL patrulham e tentam extinguir qualquer passo em direção à MAIÊUTICA SOCRÁTICA.  O cultivo de um hábito de integridade intelectual é ameaça que deve ser extirpado como raiz de toda traição.

Nunca, como antes na História humana foi tão difícil perceber os laços de escravidão e colonialismo.

Nunca, como antes na História humana,  foi tão difícil realizar uma ruptura epistêmica de uma mente colonizada, faceira e devotada escravidão voluntária

MAIEUTICA SOCRÁTICA

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/momentos/escola/socrates/metodosocratico.htm

http://perdidanahistoria.blogspot.com.br/2012/04/morte-de-socrates.html

 

ESCRAVIDÃO VOLUNTÀRIA [1549] Etienne de la Boétie (1530-1563)

http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/boetie.html

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode