INTELECTUAL CORROMPIDO

15/09/2014 07:23

O INTELECTUAL CORROMPIDO.

 

A inteligência e as ideias podem ser usadas como a música e a flauta do Mágico de Hamelin e levar os inocentes e os incautos para a caverna da ignorância e da barbárie.

A corrupção dos ótimos, sempre é pessima sejam eles músicos ou intelectuais. Os intelectuais se corrompem quando se tranformam no “Homo Faber” de Hannah Arend. Os intelectuais se corrompem quando as suas ideias e luzes são transformadas em projetos e motores que levam multidões a se confiarem, de corpo e alma, nas suas doutrinas.

O comtismo de Augusto Comte é corrompido quando é transformado em projetos POSITIVISTAS ou quando o marxismo de Carl MARX é tranformado em projetos COMUNISTAS.

As ideias originais do intelectual se corrompem ao se tansformarem em puros cânones dos FAZER pelo FAZER.

O intelectual se corrompe pela intempestiva passagem do mundo das suas IDEIAS para o mundo do FAZER. O intelectual se corrompe quando suas ideias não admitem a implimentação em pequena escala, e jogam a tudo e a todos para o "TUDO ou NADA" e,assim,  contornam a fase de experimentação das ideias no mundo intuitivo.

O intelectual se corrompe quando deixa contaminar suas ideias e necessita admitir um ecletismo oportunista. Todos os paradigmas são integros e integrais enquanto “todo ecletismo é o refúgio dos covardes”  na sentença Mário de Andrade.

O dogmatismo, o maniqueismo e a intolerância guardam- das suas ideias e luzes -  só o seu rótulo, sua forma e o pregão .

Ninguém colocaria em dúvida Johann G.Fichte, Heidegger ou Hannah Arend se eles tivessem permanecido no limite do mundo das suas ideias.

 

FICHTE, Johann Gottlieb (1762-1814) «Introdução à teoria do Estado» in .Fichte. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1984, pp. 295-313.

http://www.poder-originario.com/news/estupido-por-necessidade/

FLAUTISTA de HAMELIM

http://naofoinogrito.blogspot.com.br/2011/08/nao-foi-no-grito-010.html

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode