INTELECTUAIS DESQUALIFICADOS

27/02/2015 06:13

Os INTELECTUAIS como DESQUALIFICADOS.

O intelectual está fora do circuito. Se ele não é estorvo e um perigo ao estilo de Sócrates ele se isola e torna-se um eremita. O intelectual está fora do circuito numa época pragmática  e tecnológica quando e o pensamento esta pronto, fabricado e é apropriado por toque de mouse.

Evidente sua esfera poucas vezes coincidiu com as esferas políticas, culturais e econômicos. De outra parte o retorno do intelectual ao seguro útero ou reconstruído arduamente o afasta e auto segrega num mundo próprio e inacessível e cercado por altos e estranhos castelos e ameaçadores muros.

 Na separação de saberes as próprias universidades tornaram-se escolas de profissionalização. Os saberes intelectuais perderam a sua interação política e atrativos sociais e econômicos.  O filósofo foi remetido ao escanteio do jogo,  senão a uma anônima arquibancada e não numerada, onde faz o papel de um observador passiva dando os seus palpites que ninguém toma a serio e muito menos presta atenção.

  O intelectual ganha sentido e atenção só quando ele reforça o mundo de elogios recíprocos. Como intelectual orgânico está na heteronomia de doutrinas e ideologias que o descartam, perseguem e até matam quando não interessa mais ou quando ele pleiteia uma ruptura epistêmica, cultural ou econômica.

 

INTELECTUAIS durante o ESTADO NOVO

http://www.casaruibarbosa.gov.br/dados/doc/artigos/o-z/fcrb_monicaveloso_literatura_espelho_nacao.pdf

 

DISCURSOS ANGELICAIS na ONU

http://allmirante.blogspot.com.br/2012/09/brasil-repete-retorica-sindicalista.html

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode