HEROIS SUL-RIO-GRANDENSES

18/09/2014 05:22

HEROIS SUL-RIO-GRANDENSES de CORPO e de ÂNIMO

e a maturidade de artistas visuais do Rio Grande do Sul

http://profciriosimon.blogspot.com.br/2014/09/092-isto-e-arte.html

 

A construção da identidade sul-rio-riograndense continua em pleno processo e se atualiza dia a dia. A tradição, os feitos de um passado heroico não podem ser congelados, embalsamados e repetidos mecanicamente por tempo inderminado. Mormente os feitos de guerras, os gestos extremos e os heróis - colocados am altos nichos de glórias - são importantes para uma consciência coletiva interna. Gritos de guerra, quebrar de lanças e tinir de espadas são pontuias e mais usadas para a defesa da terra e de princípios do que para a agressão, a intolerância e a diferenciação.

No polo oposto a lida da manutençao da paz e da justiça, as habilidades civilizadas, conduzem o sul-rio-grandense ao plano universal e reconhecimento de uma identidade civilizada que não conhece fronteiras e nem inimigos.

Uma geração após assume este projeto civilizatório necessário para compenssar qualquer violência necessária para gaantir a paz, a dignidade e a humanidade.

Assim aponta-se aqui para uma geração cujos integrantes atingiu alto grau deste projeto. Manejando os pinceis, as tintas e materiais visuais de toda ordem, construiram obras que mostram a atualização da pesquisa viva da identidade sul-rio-riograndense. para a sua geração continua, seu dia a dia, em pleno processo.

 

Revista MANCHETE - n. 966 -24.10.1970 -p. 148

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode