GEOMETRIA

19/10/2015 06:59

 

A GEOMETRIA: trânsito entre EMPÍRICO x ABSTRATO. 

É necessário interpretar o aviso de Platão de que NINGUÉM INGRESSASE na sua ACADEMIA sem CONHECER GEOMETRIA. Não se trata do FAZER da GEOMETRIA m REPERTÓRIO de FIGURINHAS e se perder no meio delas.  Certamente este pentacampeão das OLIMPÍADAS CLÁSSICAS sabia dos estragos, da perda de tempo e de energias  que um desqualificado pode causar com o objetivo apenas de APARECER e “TOMAR TODAS”. De outra parte a GEOMETRIA não era nenhuma novidade entre os gregos. Estavam ali as lições de Pitágoras e os pitagóricos. Coube a Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.) dar letra de forma a este PERIGO:

“   Não se deve argumentar com todo mundo, nem praticar argumentação com o homem da rua, pois há gente com quem toda discussão tem por força que degenerar. Com efeito, contra um homem que não recua diante de meio algum para aparentar que não foi derrotado, é justo tentar todos os meios de levar a bom fim a conclusão que nos propomos; mas isso é contrario às boas normas. Por isso, a melhor regra é não se pôr levianamente a argumentar com o primeiro que se encontra, pois daí resultará seguramente uma má argumentação. Todos vemos, com efeito, que ao praticar umas com as outras as pessoas não podem refrear-se de cair em argumentos contenciosos”.   Aristóteles –Tópicos – [Penúltimo aforismo][1].

PLATÃO (427-347a.C.)   e PITÁGORAS

http://noticias.terra.com.br/ciencia/pesquisa/pesquisador-britanico-diz-ter-desvendado-o-codigo-de-platao,9719a38790aea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

 

Figura: Pitágoras (582-500 a.C). e a teoria que lhe atribuída.


Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode