ESTUDANTE NÃO FAZ ARTE

11/10/2017 01:21

ESTUDANTE NÃO FAZ ARTE

 

O ESTUDANTE coloca-se na heteronomia dos seus mestres. O ESTUDANTE já não é mais a criança segura de si mesma e agindo por impulsos primários e ínsitos da sua natureza. O ESTUDANTE ainda não atingiu a maturidade dos seus sentimentos, vontade e inteligência.

Diante do ESTUDANTE abrem-se numerosos e tentadores caminhos para os  quais ele não contribuiu ainda e não conhece as armadilhas, Caminhos que o ESTUDANTE não experimentou por seus próprios meios e não sabe para onde levam.

Evidente que esta fase do  estado de ESTUDANTE é muito significativa. Contudo ela necessita saber que está na HETERONOMIA e que o seu prêmio será a LIBERDADE cultivada e conquistada para ser MESTRE de SI MESMO e de OUTROS que o sucederão ou irão questionar seus acertos, tropeços e carências.

O ESTUDANTE de ARTE não vai para a UNIVERSIDADE para “APRENDER ARTE”. Ele frequenta a UINVERSIDADE para aprender a somar o seu CAMPO ESTÉTICO com os SABERES e demais FORÇAS de uma CIVILIZAÇÂO do seu TEMPO, SOCIEDADE e LUGAR.

O processo de PESQUISA PERMANENTE consolidará o seu caminho. Consolidação que virá após  um longo trecho feito e com resultados perceptíveis nas suas próprias obras com que irá marcar o TEMPO que a NATUREZA lhe CONCEDE. O seu COMBUSTÌVEL  será a  ATUALIZAÇÂO da INTELIGÊNCIA, as respostas obtidas de sua própria obra e a SEGURANÇA das suas próprias escolhas. Uma universidade, uns cursos superiores de arte e mestres inteligentes e produtivos podem ajudar ou atrapalharem e retardar este caminho para a AUTONOMIA e LIBERDADE. Teorias prontas, como as de  TAYLOR, podem ser, de outra parte, bengalas, mas nunca o caminho único, pessoal e criativo do artista. A História não se repete, a não ser como farsa.

Porém tudo isto ainda está no PORVIR  do ESTUDANTE que precisa apressar o passo, pois a “VIDA  é BREVE e a ARTE é LONGA”. Evidente,  que se isto não acontecer, ele será mais um prosélito de um mestre, massa de uma moda passageira e caminho a ser evitado por quem vier depois dele.

Frederic Winston TAYLOR (1856-1915)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Frederick_Taylor

 

FACE BOOK

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10204276164541707&set=a.3584675712991.1073741826.1756223351&type=3&theater

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode