ESCOLA: LUGAR do ÓCIO

13/08/2014 05:46

ESCOLA como LUGAR do ÓCIO.

 

Os gregos denominavam “ESCOLA” o “LUGAR do ÓCIO”. Destinavam este “LUGAR do ÓCIO” para dedicara-se a si mesmo, ao cultivo de seus saber, vontade e sensibilidade.

Platão ensinava que neste lugar do ócio “estudaremos a astronomia, assim como a geometria, por meio de problemas, e abandonaremos os fenômenos do céu, se quisermos aprender verdadeiramente esta ciência e tornar útil a parte inteligente de nossa alma, de inútil que era antes” (Platão,1985, 2º vol, p.128)

PLATÃO ( 427-347) – A REPÚBLICA – Tradução di J. Guinsburg 2º volume . São Paulo : Difusão Européia do Livro, 1985, 281 p.

 

Os gregos que se negavam este ÓCIO os levava ao NEG-ÓCIO. Além disto tambem cultivavam os seus deuses com o ÓCIO SAGRADA ou SACERD-ÓCIO.

Na era pós-industrial esta ideia e prática ressurgem com o conceito do ÓCIO CRIATIVO cujo promotor maior é Domẽnico Masi.

Assim a “ESCOLA” constitui um privilégio e uma conquista que nada possui de passivo . Esta “ESCOLA” como busca do conhecimento de si mesmo está distante do puro “LAZER” ou de um mero “PASSA-TEMPO”.

Numa época recente da era industrial os atravessadores, mediadores e tuteladores criam uma corrupção da “ESCOLA” como linha demontagem desta aprendizagem em formas impessoais e os mais universais possíveis.

ÓCIO CRIATIVO

http://mude.nu/ocio-criativo-domenico-masi/

 

ACADEMIA de PLATÃO

http://sumateologica.wordpress.com/2010/10/04/o-ser-ii-%E2%80%93-platao-o-ser-e-o-outro-diverso-do-ser/

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode