ENTE no SER

13/02/2015 08:11

O ENTE no SER

 

O primeiro princípio da sabedoria é conhecer, trabalhar e caminhar com aquilo que somos. Sem estetizar, dissimular limites e negar o potencial do qual somos portadores.

Transformar as contradições em complementariedades

O sotaque, o dialeto e os  hábitos revelam e desvelam o mais íntimo de um ENTE HUMANO, por mais que ele queira negar.  Muito mais do que o simples inquérito, ou os mais sofisticados e caros métodos científicos o modo de SER, de falar e de reagir expõe o repertório inacessível  ou de tortura.

Cabe rigorosa distinção entre QUEM CONHECE a PARTIR de SI MESMO  e aquele que  transforma a TUDO e TODOS  em PRODUTO de  MERCADO:  inclusive a si  mesmo.

A surpresa deste ENTE HUMANO  encontra na OBRA de ARTE um meio de construir uma manifestação da consciência humana.

Para quem estiver atento, sabe que as artes sempre discernem e distinguem as condições coloniais, a servidão e o totalitarismo como um bom índice e um espelho fiel. As artes na sua autonomia e na sua essência não se envolvem, não tomam partidos e nem saltam para a arena da prática política ou ideológica. A arte submetida e praticada, como aquela  ao longo do Estado Novo brasileiro, confere corpo ao pensamento de Platão. O filósofo previa que ela iria desaparecer completamente da face da terra e se metamorfoseariam em outra coisa. Porém as artes praticadas neste seu distanciamento e neutralidade, como aquelas do Estado Novo brasileiro, documentam do que possível ao artista neste tempo e lugar. Denunciam silêncios, terror e limites autoritários.  As artes deste tempo e lugar também carregam, no mínimo de sua forma física,  o máximo de testemunho de sua origem.

 

Cabe rigorosa distinção entre QUEM CONHECE a PARTIR de SI MESMO  e aquele que  transforma a TUDO e TODOS  em PRODUTO de  MERCADO:  inclusive a si  mesmo.

 

DOODLE DAY:  dia do rabisco

http://www.theguardian.com/artanddesign/guardianwitness-blog/gallery/2015/feb/06/happy-doodle-day-your-scribblings-in-pictures#img-1

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode