ARTISTAS que NÃO se PLAGIAVAM a SI MESMOS.

07/06/2014 13:52

ARTISTAS que NÃO se PLAGIAVAM a SI MESMOS.

O valor de um artista reside na sua capacidade de ruptura com o seu próprio repertório epistêmico, estético ou cultural. Esta capacidade de ruptura salta aos olhos no exame atento do percurso de um Leonardo da Vinci (1452-1519), de um Edgar Degas (1834-1917) ou de um Pablo Picasso (1881-1973). A criação do Cubismo trouxe fama mundial para Pablo Picasso. Porém apesar da plena fortuna desta tendência estética foi capaz de se propor e realizar com êxito novos caminhos estéticos. Degas declarou que não tinha “maneira” pois isto o aborreceria. Leonardo da Vinci soube impor o ritmo lento e seguro das suas rupturas conceituais e artísticas para desespero dos seus clientes. Mas entregou-lhes obras cuja mensagem e forma de construção são atuais até o presente.

Estes três artistas renovaram a concepção de Aristóteles de que “a Arte está em quem produz e não no que produz”. Concepção que só é possível para quem cultiva uma profunda identidade. Identidade de quem domina as suas competências e conhece os seus limites. A mudança pela mudança ou a ruptura pela ruptura gera uma vanguarda caótica e que acaba se voltando contra o se autor temerário.  O Futurismo, ao se confiar  e mimetizar as aparências tecnológicas levou, em 1914,  para as trincheiras uma geração de jovens idealistas que foram massacrados pela tecnologias das máquinas de guerra.  Os sobreviventes a promoveram e apoiaram o nocivo e corrupto regime fascista do Duce.

 

Leonardo não recusava emprego só por que SE considerava UM gênio

http://www.administradores.com.br/noticias/entretenimento/confira-a-carta-escrita-por-leonardo-da-vinci-em-1480-para-conseguir-um-emprego/88802/

 

Picasso dialogando com os mestres sem cair na sua heteronomia

http://www.latribunedelart.com/picasso-et-les-maitres

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode