ARTESÕES do BAIRRO NAVEGANTES e o USO do VIDRO.

11/02/2014 07:28

 

CASA GENTA-SCHMIDT

 O vidro está cada vez mais presente na vida humana. Ele foi matéria prima para os egípcios e para a cultura artesanal dos pragmáticos romanos. Reintroduzido na Europa pelos muçulmanos foi o esplendor da luz colorida e mística do templo medievais.  No início do século XX o uruguaio  Antônio Genta (1879-1943) transferiu-se para Porto Alegre. A  era industrial estava no apogeu quando a sua empresa se estabeleceu no cenário  do bairro Navegantes. Ali somou os esforços de cerca de 300 profissionais envoltos em pesquisas, criação de produtos e comercialização do vidro. A sua empresa evoluiu e acompanhou o intenso uso do vidro no âmbito da era industrial lastreado por um capital significativo para a época e local. Explorou estas possibilidades tanto no ambiente residencial, comercial e automotivo.

A Casa GENTA fechou o seu ciclo junto com a tradição industrial na qual foi concebidaPermaneceu na memória da pós modernidade, mas distante dos centros da produção em larga escala, do trabalho dos robôs e de acumulo de capitais.

Mariana WERTHEIMER visitou, estudou e sistematizou a memória da Casa GENTA. Encontrou em vários pontos de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul  os vestígios ainda presentes das suas pesquisas, dos processos industriais e os seus produtos.

 

CASA GENTA

http://pufal.blogspot.com.br/2008/08/casa-genta-m-genta-schmidt-ltda-ii.html

http://artestirpe.blogspot.com.br/p/casa-genta.html

http://pufal.blogspot.com.br/2009/02/familia-genta-ii-famiglia-genta.html

 

VITRAIS em PORTO ALEGRE

http://profciriosimon.blogspot.com.br/2010/01/arte-sacra-sul-rio-grandense-07_1576.html

 

ESTUDO do PATRIMÔNIO de VITRAIS produzidos em Porto Alegre no período de 1920-1980. Coordenação de Mariana WERTHEIMER. Porto Alegre [2009] -Indexação na Biblioteca da USP –julho2009

 

Contato

Poder Originário

prof.cirio.simon@gmail.com

Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100

SEM TELEFONE

Pesquisar no site

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode